Estou em São Gabriel da Cachoeira há pouco menos de 3 meses, servindo o meu país no Exército Brasileiro.
Como soldado de infantaria, procuro sempre obedecer à hierarquia e à disciplina impostas pelo exército, mas como político e cidadão, tenho que alertar quanto a algumas situações.
Como soldado de infantaria, procuro sempre obedecer à hierarquia e à disciplina impostas pelo exército, mas como político e cidadão, tenho que alertar quanto a algumas situações.
O mapa acima mostra parte das riquezas escondidas no subsolo amazônico, dentro de terras indígenas principalmente na região conhecida como "cabeça do cachorro", no alto rio negro (no mapa acima é onde está escrito "seis lagos"), mas quem trabalha e mora na região sabe que ainda há muito mais riquezas do que mostrado.
A facilidade de se obter metais valiosos entre eles o ouro, é um atrativo e tanto para visitantes do mundo todo, a grama do ouro, facilmente obtida, custa caro, e acaba sendo muitas vezes a única saída para as populações nativas obter recursos de subsistência.
Por diversas vezes o exército já flagrou a atividade de garimpos, principalmente na região do "pescoço" da cabeça do cachorro, onde existem grande quantidade de diamantes e ouro aflorados.
O que me assusta, é um fato ocorrido no último dia 10 de Maio, em um fórum promovido por diversas entidades para debater a exploração desses recursos em terras indígenas.
Várias placas com o nome de várias etnias foram espalhadas pela cidade, etnias como: Baré, Yanomami, Tukano, Werekna, Wanana, além de entidades como Ass. Prof dos Geólogos do Amazonas e outras associações demonstrando apoio a essas práticas, isso mostrou que o garimpo existe, está organizado e bem forte, e é capaz de financiar campanhas e associações...
Bem, não é necessário avisar dos riscos ambientais de práticas como o garimpo em terras amazônicas, riscos que vão desde o desmatamento até as subcondições de vida humana, e a invasão de terras indígenas.
Tem sido promovida uma falsa ideia de que está tudo bem, de que não há riscos a amazônia, é mentira, e que ninguém se engane.
por Danilo Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente...