No dia 28 de Junho, há quase duas semanas atrás, a coordenação do Departamento de Comunicação - DECOM realizou na sala de reuniões do ICHL uma reunião para, entre outros, aprovar os planos de curso de Relações Públicas e Jornalismo.
A reunião, que começou por volta de 11 horas da manhã, deveria contar com os professores do curso, representantes administrativos e representantes discentes. Não contou.
Entre os assuntos apresentados durante as quase duas horas de reunião estavam algumas dificuldades dos professores para o cumprimento da grade curricular dos cursos, um dos problemas também citado foi a falta de 4 professores para completar o quadro do curso de Relações Públicas, apesar disso, sem manifestações contrárias, e sem a presença dos representantes dos alunos, o plano de ensino foi aprovado.
No final da reunião os professores puderam fazer algumas observações, entre os vários pedidos, até um voto contra a presença de cães no bloco de Comunicação foi apresentado, alegando que estes estariam prejudicando a higiene do bloco, e o DECOM assumiu o compromisso de cobrar da Prefeitura do Campus a saída dos animais, bem....
E o CUCOS?
Talvez por descuido ou simples falta de interesse os "representantes" do CUCOS não estiveram na reunião, que tinha em sua chamada de convocação o convite aos representantes dos alunos, em letras destacadas. Talvez não tenham visto o aviso fixado na porta do DECOM durante quase uma semana, DECOM esse que fica no mesmo corredor, a poucos metros da sala do CUCOS. Talvez estivessem ocupados com outras coisas, preparando festinhas ou concursos, ou trotes, e esquecendo que representantes de estudantes são feitos para representar os estudantes, do contrário, pra quê representantes?
O CUCOS, há pouco tempo, fez uma reunião e cobrou que todos os estudantes estivessem presentes para votar um estatuto, segundo eles, precisavam do apoio dos alunos para poderem atuar. A reunião aconteceu em um auditório praticamente lotado, e os alunos manifestaram seu apoio unânime, esperando que o CUCOS correspondesse. Não correspondeu.
As salas do bloco onde os ocorrem as aulas dos cursos de comunicação são limpas precariamente, outro dia, ao chegar em uma das salas, a situação era mais ou menos essa:
E os professores, numa atitude desorientada, colocaram a culpa nos cachorros.
Que um departamento permita que planos de ensino sejam aprovados, e que um curso funcione com a vacância de 4 professores é até possível, mas que isso ocorra sem a manifestação contrária de ninguém, mesmo aqueles que se auto-denominam representantes, isso é inaceitável.
Não me entendam mal, não quero o fim do CUCOS, nem muito menos criticar sem apontar soluções, mas como estudante, acho que é unânime a ideia de que precisamos de pessoas que realmente nos representem.
O CUCOS, em tese, deveria ser a representação dos estudantes de comunicação, e quando se fala em representação se fala em atitudes condizentes com a condição de liderança, liderança essa que deve ser exercida em defesa dos estudantes, mas... cadê o CUCOS?
Alguns erros de paralelismo, duas ou três ambiguidades e um pleonasmo... Mas é um bom texto.
ResponderExcluirFaltou maior "embasamento", afinal o CUCOS está sendo reestruturado conforme informaram na assembleia... Ainda não existem representantes efetivos, mas se vc está tão preocupado... Pq não foi à reunião? Pq não organiza uma eleição? Garanto que vc receberia muitos votos já que é uma pessoa "muito bem vista" pelos alunos de Comunicação Social. Vá em frente! Você está indo pelo caminho certo. Meus parabéns!
Sua iniciativa com o blog é excelente, só peca pelo conteúdo. Uma coisa que ficou bem explícita na assembléia é que o CUCOS é formado por todos os alunos de comunicação social, e se alguém estivesse interessado poderia participar livremente. Quanto a representação, lembre-se que é feita por sala, e você como estudante de jornalismo tem uma turma e consequentemente deveria ter um representante próximo para lhe esclarecer. Se ainda não tem, peço-lhe que se candidate, pois ao que me parece você é um menino muito preocupado com a causa.
ResponderExcluirOutra dica importante, é sempre interessante ouvir a opinião dos envolvidos antes de publicar algo, seu texto ficaria bem mais embasado e promissor.
OBS.: Aquela foto da lixeira ficou péssima, poderia ter sido bem mais aproveitável em um outro post falando do péssimo trabalho desenvolvido pela empresa terceirizada responsável pela limpeza do Campus.