quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Entre um ovo, um helicóptero e uma mansão, Serafim e Arthur se saíram bem.


Conforme prometido, publico aqui a minha análise do debate entre candidatos à prefeitura de Manaus promovido na noite de ontem pela TV Em Tempo, afiliada do SBT.

Horário ruim x Ovo 

Acho que a primeira e a maior impressão que ficou deste debate foi o fato do horário ser muito tarde, o que contribuiu para a sonolência dos candidatos e dos eleitores, que já não estão lá muito empolgados com esta campanha. O debate foi ao ar às 21:45, e terminou depois da meia-noite.

O segundo fato observado foi o de a candidata da coligação Melhor para Manaus, Vanessa Grazziotin, ter sido atingida por um ovo quase certeiro, digo quase certeiro porque ele não a atingiu diretamente, mas apenas respingou no rosto de Vanessa. O fato foi comemorado por alguns, e na hora eu até dei uma boa risada, mas vale lembrar que eleição se ganha nas urnas, e não com agressão, Vanessa é, embora não pareça, um ser humano como todos os outros, uma mulher que merece tanto respeito quanto qualquer um.

Ainda sobre o ovo, a Polícia Militar até chegou a prender um jovem, que supostamente seria militante da coligação de Arthur Neto, mas depois, por completa falta de provas, liberou o rapaz.

Debates dentro de um debate

O debate começou com uma única pergunta direta para todos os candidatos: Cite 3 realizações que você fez por Manaus que o credenciam a assumir a prefeitura pelos próximos 4 anos.

Foi um começo bem morno, mas o segundo bloco, onde os candidatos faziam perguntas entre si mas com temas definidos pela TV em tempo revelou que fortes duelos seriam travados no decorrer do debate

O primeiro bom duelo foi o de Serafim e Arthur, o assunto era geração de emprego, os 2 candidatos se saíram bem, Arthur expôs propostas como o Bolsa idiomas e o bolsa pós-graduação, Serafim não ficou atrás.

Nos 15 minutos seguintes uma sucessão de ataques contra Vanessa Grazziotin, vindas de Henrique Oliveira e Pauderney Avelino, poucas propostas, vantagem para ninguém.

Sabino perguntou para Serafim sobre saúde, O Serafim falou de suas propostas como o retorno do Remédio fácil e do programa Mãe Manauara. Na réplica Sabino limitou-se a criticar Serafim, bom pro sarafa.

A última pergunta do bloco foi de Pauderney para Sabino sobre programas sociais, os dois se atracaram num duelo de agressões onde quem saiu perdendo foram as propostas, Sabino falou da mansão de Pauderney, e Pauderney falou do helicóptero de Sabino.

No terceiro bloco jornalistas perguntaram aos candidatos sobre assuntos diversos, nenhuma novidade, Arthur bem, Vanessa prometeu resolver o problema das cheias com o PROSAMIM, Serafim disse que na prefeitura dele as pessoas não foram afetadas por cheias. Henrique Oliveira se irritou com o mediador do debate quando respondia uma pergunta sobre educação e foi interrompido por supostamente estar fugindo do tema.

No quarto bloco candidato perguntava para candidato sobre temas livres, esse bloco foi marcado novamente por uma sucessão de ataques dos candidatos à Vanessa Grazziotin, que por causa disso mais uma vez teve sua imagem apagada. Sabino perguntou para Arthur se ele era apoiado por Amazonino, e Arthur respondeu dizendo que tem luz própria, que lidera as pesquisas e que não precisa do apoio de ninguém para se destacar, mas que o apoio de quem quer que seja será bem vindo, inclusive o de Amazonino.

Pauderney criticou duramente Serafim quando o assuntos foi mobilidade urbana, mas Serafim respondeu bem, explicou os buracos da sua gestão e como fará para que o trânsito de Manaus melhore. Do mais o debate não teve outro grande destaque.

Na conclusão do debate Serafim Correa, Henrique Oliveira e Sabino Castelo Branco usaram seus tempos para criticarem os 2 primeiros nas pesquisas, Pauderney e Arthur foram bem, e Vanessa limitou-se a se defender mais uma vez das críticas, falou do ovo, e lamentou o debate.

O nota e o desempenho dos candidatos 


Serafim Correa - 7,5
Mais um bom debate, falou bem de suas propostas para a saúde, saiu bem de questões como os buracos do seu mandato e ganhou duelos contra Pauderney e Sabino. Não foi tão bem no 4º bloco, e perdeu a sua conclusão criticando a Vanessa Grazziotin e o Arthur Neto

Arthur Neto - 7,0
Fez seu melhor debate até aqui, mais calmo do que nos anteriores, Arthur expôs bem suas propostas mas ainda continua muito lento. Só falhou em um momento, quando mostrou-se um pouco confiante demais na sua vitória, admitiu o apoio de Amazonino.

Vanessa Grazziotin - 6,0
Foi anulada pelas fortes críticas dos outros candidatos da qual não conseguiu sair muito bem, quando conseguiu expor suas propostas continuou presa aos seus apoiadores, mas com um pouco mais de independência.

Pauderney Avelino - 6,0
Falou bem de questões como cultura e mobilidade urbana, mas teve sua imagem arranhada pelo duelo com Sabino Castelo Branco. Nervoso em algumas respostas, gaguejou bastante, fez um debate razoável.

Henrique Oliveira - 5,5
Perdeu todas as suas boas oportunidades de expor propostas em críticas contra Vanessa Grazziotin, depois do incidente com o mediador não voltou mais para o debate, foi seu pior debate.

Sabino Castelo Branco - 4,0
Atuação lamentável, nenhuma proposta, criticou todos mas seu teto de vidro o impediu de ganhar qualquer duelo, conseguiu arrancar de Arthur a declaração de que ele era apoiado por Amazonino Mendes, não fosse por isso a nota seria 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente...