segunda-feira, 30 de julho de 2012

Entenda sobre os escândalos na SEDUC, e sobre a escolha do novo secretário.

Após a queda de Gedeão Amorim, noticiada em primeira mão pelo Blog Megafone ou Bala, o clima não anda dos melhores na Secretaria Estadual de Educação, uma nova denúncia de corrupção e a indecisão na escolha do substituto de Gedeão ajudam a piorar o clima.

Gedeão Amorim, que ocupava o cargo desde 2010, quando a ex-secretária, Cínthia Régis, morreu na queda de um avião monomotor, no trajeto de Maués para Manaus, abriu mão do cargo para não ter que responder às denúncias de que estaria pressionando funcionários do alto escalão do órgão a apoiar o candidato a vereador escolhido por Gedeão, Everaldo Martins(PV).

Confira o vídeo que derrubou o secretário Gedeão Amorim.


Após a queda de Gedeão, e em meio a denúncias de corrupção, a SEDUC passou a ser liderada pela secretária-executiva do órgão, Sirlei Alves. Sirlei foi acusada de liberar mais de 100 contratos sem licitação com a empresa de Engenharia de seu marido, Luís Carlos, contratos que seriam para a manutenção e reformas de escolas da rede pública estadual de ensino.

Sirlei também foi acusada de manter sua filha no órgão de logística da SEDUC sem ter vínculo empregatício.

O substituto(a)


Após essa sucessão de escândalos envolvendo a secretaria, que administra um orçamento na ordem de 1,3 bilhão, surgem 2 nomes fortes para a sucessão de Sirlei Alves, um deles é o da Superintendente do CETAM, Joelda Amorim, que já tem experiência na administração pública e também na área educacional

Um segundo nome para o cargo, mesmo depois de Omar Aziz dar declarações dizendo que a escolha do próximo secretário seria técnica, é o do Deputado Estadual, do PT, Sinésio Campos, professo de Filosofia mas que não atua há muitos anos na área, já foi líder do ex-governador Eduardo Braga, na ALE-AM.

Bomba para desarmar


Após assumir, o próximo secretário terá logo a primeira bomba para desarmar, além dos contratos de Sirlei que serão investigados, cerca de 400 professores da SEDUC prometem fazer uma paralisação de 24 horas no dia 03 de Agosto. Segundo os professores, eles estão trabalhando mais do que as 40 horas semanais estipuladas por lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente...