Essa é do Instituto Trata Brasil
1º) Tratamento de água: As casas devem receber água tratada e de qualidade. Ela pode ser retirada de rios, mananciais ou poços subterrâneos. Na estação de tratamento, processos físicos e químicos retiram toda a areia e poluentes, garantindo que a água esteja limpa e pronta para o consumo humano.
2º) Abastecimento: A água precisa ser fornecida regularmente, sem racionamento, na quantidade necessária para higiene e alimentação de todas as pessoas que moram numa residência. Segundo especialistas, poços artesianos devem ser evitados, pois a água sai com muita concentração de ferro.
3º) Coleta de esgoto: Todo o esgoto produzido nas residências tem que ser afastado por meio de tubulação subterrânea, garantindo que crianças e adultos não entrem em contato com a sujeira. A céu aberto o esgoto vira foco de contaminação, principalmente para crianças
4º) Coleta de Lixo: O recolhimento e a destinação final dos resíduos sólidos eé responsabilidade das prefeituras, que não pode deixar que o lixo acabe chegando aos cursos de água. O chorumeé é um dos maiores poluentes de rios e mananciais.
5º) Drenagem Urbana: A água das chuvas devem ser escoadas em direção aos cursos d'água, para que sigam seu caminho natural e não causem inundações e alagamentos. As entradas das galerias precisam ser protegidas por grades.
6º) Tratamento de esgoto: A lei de saneamento determina que todo o esgoto coltado em uma cidade deve receber tratamento apropriado antes de ser devolvido à natureza. Geralmente do esgoto que sai de uma casa, 99,8% é água.
7º) Participação Social: O modo como o saneamento será oferecido tem que ser amplamente discutido fiscalizado pela sociedade. A lei estabelece a criação de agências fiscalizadoras e conselhos populares para acompanhar de perto as ações de saneamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente...