Do Portal do Holanda
O estado da saúde do prefeito Amazonino Mendes (PDT) costuma ser apenas murmurado e o mais perto que se chegou da realidade é o fato de ele ser diabético. No dia 9 de maio deste ano, depois de uma video conferência com a presidente Dilma Rousseff e o governador Omar Aziz para tratar da enchente no Estado, Amazonino declarou aos repórteres: “Peço a Deus, todos os dias, que não me faltem forças para eu chegar até o último dia e honrar esse mandato, porque a cidade precisa”. E mais não disse e nem lhe foi perguntado. No último sábado 18, o Portal do Holanda divulgou que Amazonino, por não seguir a dieta médica, tivera seus problemas de saúde agravados nas últimas semanas. Daí a “necessidade freqüente” de sair da Manaus para fazer tratamento. Ontem de tarde toda a imprensa noticiou que o prefeito foi levado, às pressas, para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
De acordo com o Portal do Holanda, Amazonino sofreu paralisia nos rins e ainda na quarta-feira (ontem) seria operado no Sírio-Libanês. Também informava: há duas semanas, depois de sentir dores e fazer exames, os médicos teriam recomendado repouso absoluto, mas o quadro havia sido agravado no dia anterior. O juiz Airton Gentil assumiu o cargo interinamente, uma vez que o presidente da Câmara, Isaac Tayah, candidato à reeleição, está legalmente impedido de fazê-lo, para não ficar inelegível. As notícias que se seguiram informavam que Amazonino estava com problema vascular, podia ser operado na sexta-feira, enquanto outras falavam em cirurgia para hoje, quinta-feira. O Blog do jornalista Hiel Levy foi o mais direto: não apenas afirma que o prefeito está com “sérios problemas vasculares e passará por uma cirurgia delicadíssima nesta quinta-feira”, mas também especula que “dificilmente” ele reassumirá logo a prefeitura e “é possível até que nem retorne”. Diz mais: “Não está descartada a possibilidade de se afastar definitivamente do cargo”.
Hiel cita uma fonte “próxima do prefeito”, de quem ouviu que amigos e a família “estão muito preocupados com o que pode acontecer com ele”. Sobre a “cirurgia delicadíssima, a ser realizada pela equipe do cirurgião Roberto Kalil, o jornalista descreve: “Os médicos terão que abrir o peito do político para instalar uma ou mais pontes de safena ou mamárias”. A edição do jornal A Crítica desta quinta-feira, dá como manchete que Amazonino fará cirurgia cardíaca e que exames mostraram entupimento de 80% da artéria do coração. Também informa que o cirurgião Kalil, por determinação da família, não podia mais comentar o caso. Pessoas mais próximas também desconversam. A saúde de Amazonino nunca mereceu muita atenção da imprensa. A coluna do dia 18 deste mês, sob o título “Amazonino: c omo ninguém desconfiou?”, tratava exatamente disso, tendo como base uma nota de Bastidores da Política,do Portal. A nota falava sobre as freqüentes viagens do prefeito para fora do Estado, em busca de tratamento.
Segundo a Nota de Bastidores, ao propor a alteração da Loman (Lei Orgânica do Município) para alterar a ordem de sucessão na sua ausência, eliminando a figura do juiz e permitindo a posse imediata do procurador-geral do Município, o prefeito demonstrava ser “pragmático”. “Amazonino é pragmático. Se tive que deixar a prefeitura mais cedo para seguir um rigoroso tratamento médico, quer deixar no seu lugar alguém da sua confiança”. Foi uma referência ao atual procurador-geral do Município, João dos Santos Braga, amigo de Amazonino e a quem a imprensa diz que ele quer privilegiar. A coluna Ombudsman (publicada no dia 18 deste mês), entendeu que o Portal, ao insistir na necessidade de Amazonino viajar com freqüência para tratar da saúde, sabia mais do que falou. Por isso sugeriu “completar a obra” mostrando, aos seus leitores, o verdadeiro estado de saúde do prefeito, até para, quem sabe, desfazer especulações. Agora, mesmo quando o caso parece grave, ainda se tenta esconder o real estado de saúde do prefeito, eleito pela maioria da população de Manaus. O Portal, mais do que nunca, precisa “completar a obra”.
Sempre discordei politicamente de Amazonino, e ainda continuo discordando, mas espero sinceramente que ele melhore e que possa terminar o mandato, Manaus precisa dele, precisa da figura de um prefeito, Amazonino precisa voltar, estou orando por ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente...