terça-feira, 30 de outubro de 2012

Quem é Arthur Neto (extra-oficial)



Primeiro ato de Arthur depois de eleito foi sentar com Omar

Depois de tantas críticas a sua adversária, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) que dizia que iria "sentar com Omar" quando fosse eleita, a primeira atitude de Arthur Neto (PSDB) quando eleito foi, no dia seguinte, se reunir com o governador do Amazonas, Omar Aziz, para anunciar uma "ação conjunta", como divulgaram os principais jornais locais.

Artur e Omar selam ação conjunta para Manaus - Blog da Floresta

artur-e-omar-parceria02


Em uma reunião demorada, o prefeito eleito de Manaus, Artur Neto, e o Governador do Estado, Omar Aziz, falaram das prioridades no governo municipal da próxima gestão, como fornecimento de água, segurança, Copa do Mundo e programas sociais a serem desenvolvidos em beneficio da população manauara.

Uma das questões tratadas pelas autoridades foi a PROAMA e a solução a ser dada para que não falte água nas torneiras das casas de Manaus, outro tema importante que será tratado nos próximos dias em muitas reuniões é a parceria a ser feita para a segurança publica, outra preocupação foi a mobilidade urbana.

Segundo o Governador muitas coisas não poderão ser concluídas até o fim da sua gestão e terão que ser encontradas outras alternativas para avançar o mais rápido possível já que é responsabilidade das duas autoridades procurar saídas para algumas obras de grande envergadura como são as da Copa do Mundo, em particular a Arena da Amazônia orçada em R$ 527 milhões.
 
artur-e-omar-parceria01

Por sua vez, o prefeito eleito Artur Neto falou de melhoras na Ponta Negra, mas para isso e outras obras deverá procurar ajuda do Governo Federal, pois não sabe quanto em orçamento dispõe na Prefeitura. Por sua vez, afirmou também os que cortes a serem feitos são referentes a viagens de funcionários que não se mostrem necessárias e a redução das comissões, o que irá maximizar o dinheiro a ser gasto.

Juntos Prefeito e Governador disseram que trabalharão com responsabilidade na busca de parcerias públicas e privadas em gestão compartilhada e os bairros pobres e carentes terão prioridade. Referente à falta de participação da prefeitura em Programas como Minha casa minha vida, Artur Neto disse que estes projetos sociais terão mais apoio na sua gestão. Omar Aziz também informou sobre o êxito alcançado no processo contra o estado de São Paulo referente à produção de tablets e que a justiça já publicou uma liminar a seu favor e espera ganhar para que este trabalho seja feito no Amazonas.

Guerra de páginas do facebook por suposta autoria da "morte" de Amazonino

Durante as eleições não faltaram críticas aos candidatos que disputaram as eleiçòes na capital baré. Nas redes sociais, sobretudo no Facebook amazonense, não faltaram os mais variados protestos contra A ou contra B, e duas páginas foram muito importantes na construção do humor "negro" municiado pelas atitudes de nossos digníssimos políticos, duas páginas de autoria anônima mas que refletiram as opiniões de muitos, são elas a Fuleragem Manaus e a Manaus da Depressão.

Os autores das páginas não são conhecidos e isso é bom pois as críticas que são feitas, mesmo representando a opinião de muitos, não representam a opinião de grupos dominantes, grupos que muitas vezes não aceitam críticas de caráter depreciativo em relação a esses mesmos grupos. 

Uma prova de que muitos "poderosos" não aceitam críticas foi a perseguição irrestrita que vários blogueiros sofreram durante o pleito deste ano. As ações incluíram ameaças, processos, grampeamento de linhas telefônicas, e mensagens anônimas com linguagem ofensiva, algumas das quais até eu, que tenho um pequeno blog de política local fui alvo.

Infelizmente um fato ocorrido no último sábado foi o estopim de uma série de "deselegâncias" entre as duas páginas, o fato foi a suposta "morte" de Amazonino, noticiada por uma página falsa de internet que criou um boato que se espalhou como água ladeira abaixo nas redes sociais e blogs, inclusive o meu.

O dono da página Manaus da Depressão, acusou o dono da Fuleram Manaus de ter sido o autor do "Hoax": 



A página do Fuleragem Manaus respondeu com o seguinte post:

"# Obrigado pela lição de Moral MD, afinal, MORAL é algo que você tem muito!

“Interessante, uma página que fala mal de pobre, discrimina paraense e o escambau, subitamente, fica moralista...” 
(Comentário do post original) 

Obrigado por expor uma conversa PRIVADA, expor a mim, meu filho de dois anos, minha família e vida pessoal a qualquer um destes ladinos com quem eu já “mexi”... Muito obrigado por pintar um alvo em minha testa.

MD, sua descrição poderia ser facilmente sintetizada desta forma: 
“- Não amiguinhos, só é engraçado aquilo que eu digo que é engraçada, qualquer coisa diferente disso não será Hipster o suficiente para levar o selo DEPRESSIVO DE QUALIDADE! ” 

Seguindo a mesma lógica empregada nas palavras deste post e no seu print (que não provam absolutamente nada) aproveito para assumir a autoria de outros fatos, que assim como o HOAX DO RIP AMAZONINO, foram massivamente noticiados por mim: 

[x] Fui eu quem tirou a Rebeca Garcia do Pleito. 
[x] Fui eu quem bateu nos camelôs. 
[x] Fui eu que gravei os comerciais do Navarro com um Nokia 7650. 
[x] Fui eu quem convidou a Vanessa para ser candidata e depois a atingi com ovos na entrada de um debate televisivo. 
[x] Foi culpa minha toda a desastrosa campanha da candidata e o mau gosto dos seus ataques, assim como todo o espírito “Christina Rocha” de seus marketeiros. 
[x] Fui eu quem deu os 18 mil votos ao Reizo e presenteei seu pai com um Helicóptero. 
[x] Fui eu que sugeri ao Jerônimo que tratasse de nossa defasada merenda escolar (“SUCUCUMBULACHA”) nos debates televisivos. 
[x] Fui eu quem deu a ideia ao Cabeção dos comerciais banidos pela justiça eleitoral. 
[x] Fui eu quem deu o bordão do “Rato que desce pelo punho da rede e rói os dedos do seu filho” ao Sabino. 
[x] Fui eu quem articulou o indecoroso apoio dos “líderes” evangélicos à Vanessa. 

Enquanto a este último caso, o do “RIP AMAZONINO”, que também foi noticiado por mim e mais duas dúzias de Páginas, Blogs e Mídias posso compartilhar esta responsabilidade com mais uma pessoa... No fundo, é tudo culpa do Negão, que não morreu de verdade para confirmar a notícia. Parafraseando, assim, Mario Quintana: A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer. 

Se houver uma réplica deste post, não haverá uma tréplica de minha parte, logo, não tentem fazer “guerrinha” e ninguém precisar ir lá para me defender. E eu não vou expor o perfil pessoal de ninguém. 

Dou por encerrado este assunto e continuo torcendo pela produção de conteúdo (moral, amoral ou imoral) baré. 

Ao Manaus da Depressão os meus sinceros votos de sucesso e felicidade, ciente que no fundo, somos dois jovens aprendendo a manejar esta poderosa “ARMA DE COMUNICAÇÃO” e suas consequências. 

Não há fenómenos morais, mas apenas uma interpretação moral de fenómenos... 
(Friedrich Nietzsche)"

Opinião


As duas páginas, mesmo que indiretamente, são muito importantes para a democracia e para a política local no sentido de levar, mesmo que de forma "esculachada", uma certa consciência política para as pessoas, e os donos das páginas precisam tomar consciência disso. 

Não vou ser aqui nenhum mentiroso e dizer que concordo com uma ou outra página, nem dar lição de moral em uma ou em outra, mas existe um verdade que não pode ser ignorada. 

Apesar de minhas preferências pessoais acredito que há sim limites para o humor, e esses limites são a saúde e a vida das pessoas. Não é engraçado matar pessoas, não é engraçado por pessoas em risco e não é engraçado por familiares das pessoas sob ameaça pelo simples prazer proporcionado por algumas risadas. 

Fiz questão de não publicar o nome dos donos das páginas, mesmo sabendo quem são, justamente por conhecer os limites que estão entre a notícia e a vida das pessoas, acho que ambas as páginas precisam saber que não são mais simples páginas pessoais entre amigos, até porque existem coisas coisas que se falam entre uma pequena roda de amigos, que não se fala em um palanque com no mínimo 15 mil ouvintes.

A partir do momento em que as páginas passam a atingir um público de 15, a 17 mil leitores em um post, ou mais, os donos não podem ser irresponsáveis e acharem que podem falar qualquer coisa que aquilo não vai ter repercussão nenhuma. São milhares de pessoas que passam a ser impactadas com o que você digita, então toda a inteligência e responsabilidade é pouco... #ficaadica

Amazonas ganha guerra contra São Paulo por Tablets

Do G1,

Decisão do ministro Celso de Melo é favorável à Adin do Governo do AM. STF acompanha parecer do procurador-geral da República.


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu a favor do Amazonas em relação à produção de tablets. O ministro Celso de Melo deferiu na última segunda (29) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) do governo do Estado que questionava sobre a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e benefícios fiscais do Estado de São Paulo a tablets e produtos de informática.

Na decisão, o ministro Celso de Melo impede que o Estado de São Paulo e o governador Geraldo Alckmin, possam criar medidas que concedam benefícios fiscais e financeiros ou incentivos de compensação para que sejam reduzidos, direta ou indiretamente, o ICMS.

O ministro do STF acompanha a recomendação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que, em fevereiro deste ano, votou a favor do Amazonas, declarou, no parecer, que não é possível a edição de atos normativos que concedam benefícios fiscais relativos ao ICMS sem a prévia celebração de convênio no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária".

Distribuição gratuita de livros no metrô de São Paulo


Serão distribuídos mais de 39 mil livros, a iniciativa é um exemplo a ser seguido em todas as cidades do país, essa nação só será livre completamente quando todas as pessoas tiverem livre acesso ao conhecimento.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Devocional Diário - 1

Bom dia meus amigos, hoje, 29/10/2012, um dia em que Manaus amanhece depois de uma das eleições mais importantes da sua história, quero que vocês leiam e aproveitem o dia começando com esse texto extraído do livro "40 Dias Orando com a Família", de Marcos Stier Calixto, e sempre que puder estarei colocando textos como esse para vocês, abraços.


Dia 01 - Íntimos com Deus


Salmo 25:1-14 (NTLH)

"1 Ó SENHOR Deus, a ti dirijo a minha oração.
2 Meu Deus, eu confio em ti. Salva-me da vergonha da derrota; não deixes que os meus inimigos se alegrem com a minha desgraça.
3 Os que confiam em ti não sofrerão a vergonha da derrota, mas serão derrotados os que sem motivo se revoltam contra ti..
4 Ó SENHOR, ensina-me os teus caminhos! Faze com que eu os conheça bem.
5 Ensina-me a viver de acordo com a tua vontade, pois tu és o meu Deus, o meu Salvador. Eu sempre confio em ti.
6 Ó SENHOR, lembra da tua bondade e do teu amor que tens me mostrado desde os tempos antigos.
7 Esquece os pecados e os erros da minha mocidade. Por causa do teu amor e da tua vontade lembra de mim, ó SENHOR Deus!
8 O SENHOR é justo e bom e por isso mostra aos pecadores o caminho que devem seguir.
9 Deus guia os humildes no caminho certo e lhes ensina a sua vontade.
10 Ele é fiel e com amor guia todos os que são fiéis à sua aliança e que obedecem aos seus mandamentos.
11 Ó SENHOR Deus, cumpre a tua promessa e perdoa os meus pecados, porque são muitos!
12 Aqueles que temem o SENHOR aprenderão com ele o caminho que devem seguir.
13 Eles sempre terão sucesso, e a Terra Prometida será dos seus filhos.
14 O SENHOR Deus é amigo daqueles que o temem e lhes ensina as condições da aliança que fez com eles."

A Bíblia diz que a comunhão profunda com Deus é para aqueles que o temem. Isto implica em reconhecer que Ele é o Deus absoluto de sua vida; não o seu eu.

Isto redundará em você acreditar que no trono da sua vida o que deve prevalecer é a VONTADE DELE.

Por outro lado, esta intimidade provém da Santidade, produzida por ele mesmo em nossas vidas pelo seu sangue purificador. Sem ela ninguém poderá ver a Deus!

Você quer ter esta intimidade com o Senhor?

Peça ao Espírito Santo de Deus que sonde o seu coração e identifique qualquer coisa que o impede de experimentar esta comunhão com o Pai Celeste.

Incrível como tantas pessoas ainda insistem em crer que Deus não sabe o profundo da alma! O próprio Adão teve essa atitude ridícula de tentar esconder-se de Deus atrás de uma árvore. Não faça o mesmo - DEUS O CONHECE e MUITO BEM!

A realidade é que nossos caminhos e pecados é que nos separam da sua presença e comunhão (Isaías 59:1,2)

Que neste dia você esteja atento à voz do Espírito de Deus e confesse toda e qualquer coisa que o impede de experimentar esta preciosa intimidade com o Senhor.

Oração: "Pai, que eu possa, e toda a minha família, ter o coração aberto diante de ti, sensível à tua voz. Que estejamos prontos a confessar o que nos impede de experimentar essa íntima comunhão contigo". Amém.

Dados de 2012: Ranking dos partidos políticos por número de prefeituras conquistadas


PMDB 1.024

PSDB 702

PT 635

PSD 497

PP  469
PSB 442

PDT 311

PTB 295

DEM 278

PR 275

PPS 123

PV 95

PSC 83

PRB 78

PCdoB 56

PMN 42

PTdoB 26

PRP 24

PSL 23

PTC 19

PHS 17

PRTB 16

PTN 12

PPL 12

PSDC 9

PSOL 2

Um olhar sobre 2014

Com a vitória do PSDB de Arthur Neto em Manaus, e a derrota do mesmo PSDB em São Paulo, o eixo de atuação da política nacional do PSDB muda completamente até as próximas eleições presidenciais.

O PSDB que até então dominava importantes capitais como São Paulo e Curitiba, passa a ter capitais menores como Manaus e Belém, enquanto o PT se fortalece muito em relação ao número de prefeituras.

Junto ao PT, o PSB e o PMDB também crescem, a oposição se torna obrigada a rever seus conceitos devido a uma estratégia petista que vem de cima. Como a predominância política no sul e sudeste do país fosse repartida entre tucanos, o PT se viu obrigado a concentrar investimentos nessas regiões do país, deixando as outras regiões do país de lado. A estratégia petista de "ganhar" no sul e sudeste deu certo, porém é uma faca de dois gumes.

Junto ao PSDB, importantes aliados tem a função de ajudar a oposição. São eles PSOL, DEM e PPS, partidos menores mas que juntos ao tucanato são vitais na estratégia do PSDB para 2014, se este quiser fazer frenta à reeleição para o quarto mandato do PT.

O papel de Manaus


Com a eleição de Arthur Neto, Manaus torna-se portanto a maior cidade do país governada pelo PSDB, e segunda capital do país governada por partidos de oposição atrás apenas de Salvador de ACM Neto.

Manaus é estratégica por isso, é a principal capital do norte do país, é uma das cidades que vai receber a copa do mundo de futebol de 2014, e está sendo governada por um político que quando senador foi o líder da oposição ao governo Lula durante 8 anos.

Manaus revelou que mesmo contra um candidato que tinha em seu palanque o apoio de Dilma e Lula, o PSDB foi capaz de vencer por uma vantagem expressiva com a figura de Arthur Neto, o que mostra que o mapa do poder petista no país se focaliza no sul e o PSDB precisará usar da "força do norte" para se reerguer e montar sua estratégia para 2014.

domingo, 28 de outubro de 2012

"Lula, lembra daquela surra?" Resultado final das eleições em Manaus

Arthur Virgílio Neto - PSDB
65,95% dos Votos Válidos
603.483 Votos Totais



Vanessa Grazziotin - PCdoB
34,05% dos Votos Válidos
311.607 Votos Totais



Total de Votos: 965.159
Total de Votos Válidos: 915.090 (94,81%) 
Abstenções: 212.961 (18,08%)
Votos Nulos: 22.247 (2,31%)
Votos em Branco 27.822 (2,88)


Com 61% das urnas apuradas Arthur Neto lidera com 67,47%

Arthur Neto (PSDB)

67,47%
379932 votos

Vanessa Grazziotin (PCdoB)

32,53%
183196 votos

Com 28% dos votos Arthur Neto lidera em Manaus com

Arthur Neto (PSDB)

67,97%


Vanessa Grazziotin (PCdoB

32,03%




Pesquisa Boca de Urna Perspectiva aponta vitória de Arthur Neto com 69,2%

Arthur Neto (PSDB)

69,2%


Vanessa Grazziotin (PCdoB)

30,8%


A pesquisa foi registrada pela empresa de pesquisa Perspectiva em parceria com a rádia Difusora com o número , ouviu 800 pessoas, e a margem de erro é de 3,5 pontos.

Material apócrifo é apreendido pela SEMMAS

A fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade aprrendeu há pouco material apócrifo que foi jogado em via pública no bairro do Japiim, próximo a Universidade Federal do Amazonas - UFAM


Segundo Ricardo Maia, diretor de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), o material jogado nos três lugares é o mesmo. “O material é apócrifo e difamatório contra um candidato, que será fotografado e encaminhado ao TRE-AM”, afirma. Ainda de acordo com Maia, há como identificar os infratores através das câmeras do Ciops e os mesmos serão punidos pela lei.

5 cabos eleitorais de Vanessa Grazziotin são presos


Do Portal do Holanda

Cinco pessoas que estavam em uma kombi adesivada com propaganda da candidata Vanessa Grazziotin foram presas pela pela Polícia Militar distribuindo material de campanha da comunista. As prisões ocorreram na Zona Leste de Manaus. Os presos foram levados para a Arena A,madeu Teixeira, onde estão a disposição da Justiça Eleitoral


sábado, 27 de outubro de 2012

Boatos sobre a morte de Amazonino Mendes são mentira

Uma central de boatos se espalhou no início da noite deste sábado, no Facebook, com uma montagem de reportagem atribuída ao site Terra, informou que o estado de saúde do prefeito Amazonino Mendes teria se agravado depois da cirurgia que fez no coração, no mês de agosto.

A saúde de Amazonino Mendes está muito bem. O prefeito chegou de uma pescaria na tarde de hoje e vai votar amanhã, as 8 horas da manhã, no prédio da Sefaz.

Morre Amazonino Mendes

As notícias estão um pouco desencontradas mas afirmam a morte do prefeito de Manaus Amazonino Mendes há poucos instantes ao dar entrada no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, mais informações em instantes

Alunos fazem prova com guarda-chuva em escola do Maranhão e professora que divulgou fotos é demitida

Matéria do G1, enxugada


A divulgação em redes sociais de fotos que mostram alunos fazendo prova embaixo de guarda-chuvas causou a demissão de uma professora do ensino municipal de Imperatriz (MA). As imagens causaram impacto e o caso ganhou repercussão na cidade. O secretário municipal de Educação, Zeziel Ribeiro da Silva, disse que a medida foi tomada porque a professora procedeu de forma errada. A reportagem foi sugerida por um internauta através do VC no G1.

Uiliene Araújo Santa Rosa, de 24 anos, foi afastada e teve seu contrato com a Prefeitura Municipal de Imperatriz encerrado nesta sexta-feira (26), após a publicação das fotos que mostravam uma sala de aula do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado. Nas imagens é possível ver os alunos se protegendo com guarda-chuvas, além do chão da sala de aula alagado e buracos no telhado da instituição. De acordo com a professora, a intenção ao publicar as imagens era chamar a atenção para os problemas da rede municipal. “Não identifiquei o nome do colégio ou de qualquer funcionário da instituição, mas publiquei as fotos em meu perfil pessoal, pois acredito que não se deve ficar de braços cruzados diante de uma situação assim”, falou ao G1.

Após a publicação das fotos, Uiliene conta que percebeu que os colegas a tratavam de forma diferente. “Quando voltamos do feriado, percebi que os funcionários me olhavam de uma forma diferente e já não falavam comigo. Era por causa das fotos. Então começaram a boicotar minhas aulas. Não liberavam data-show ou televisão para que eu trouxesse material para os meus alunos, coisa que faziam para os outros professores”, afirmou ela.

Na mesma semana em que as imagens foram divulgadas, a professora conta que a Secretaria de Educação providenciou reparos imediatos no telhado da escola. No dia 25 deste mês, no entanto, Uiliene foi afastada de seu cargo na unidade Guilherme Dourado e na sexta-feira (26), a professora recebeu um comunicado que anunciava o encerramento de seu contrato com a Prefeitura Municipal de Imperatriz por atos de conduta incabível.

“Fui punida pela publicação das fotos e isso não é justo. É o tipo de coisa que acontecia na época da ditadura, mas estamos em uma democracia, não é? Ela [a diretora] não está agindo como uma gestora. Está tratando a escola como propriedade privada, mas a escola é de propriedade pública, é do município. Acredito na liberdade de expressão e em formar alunos com uma visão crítica, que não se conformem com as coisas do jeito que elas estão. Cresci vendo meu pai e meus professores reivindicando os direitos de educação e aprendi a dar valor a ela, então não poderia ficar de braços cruzados frente a essa situação”, relatou a professora.

Uiliene, que se formou no ano passado, começará a dar aulas no ensino superior, mas não pretende abandonar a luta pela valorização da educação fundamental. “Passarei a dar aula para o ensino superior, mas já dei aulas em várias escolas municipais desde a época da faculdade e sei o estado delas. Tenho um filho pequeno e fico pensando, será em um colégio como esse que ele terá que estudar?”, pergunta a jovem.

Última pesquisa CBN revela que Vanessa possui 45% das intenções de votos entre eleitores de baixa renda

A senadora Vanessa Grazziotin, candidata do PC do B a prefeitura de Manaus, capitalizou mais de 5 pontos percentuais esta semana com a presença da presidente Dilma Roussef em seu palanque e na propaganda política do rádio e televisão.No começo da semana, Vanessa estava abaixo dos 25 pontos percentuais conforme pesquisa divulgada pela CBN na quarta-feira, 24.

A pesquisa divulgada hoje, captou o crescimento de Vanessa nos 4 dias últimos dias.

Na manhã deste sábado, os pesquisadores da UP/DMP estiveram em vários bairros da cidade para entrevistar 240 pessoas que complementariam o total de 948 entrevistados dos últimos 4 dias. Os dados de hoje confirmaram crescimento da comunista. Embora Vanessa tenha crescido na reta final, o resultado da última pesquisa apresenta ampla vantagem de Arthur Neto.

A última pesquisa UP/DMP (Unidade de Pesquisa e Design Marketing e Propaganda) apresenta o seguinte resultado:



Arthur Virgílio: 69,66
Vanessa Grazziotin: 30, 34

A pesquisa foi registrada no TRE-AM com o número 00058/2012.

Detalhes da pesquisa

A pesquisa foi realizada imediatamente após o último debate da televisão entre os candidatos, e pode ser o reflexo da escolha dos indecisos por Vanessa, algo em torno de 5%.

A margem de erro da pesquisa é de 3,2%, o que significa que a distância mínima entre os 2 candidatos é 33,54 de Vanessa contra 66,46 de Arthur.

A pesquisa foi realizada na manhã desse sábado priorizando pessoas com menos de 35 anos, que são de classe média e tem pelo menos até o ensino médio.

Entre eleitores que concluíram somente até o ensino fundamental Vanessa possui 35,78% das intenções de votos, enquanto que entre pessoas com renda menor de um salário mínimo Vanessa chega a 45,37%.

O último crime de Vanessa


Na manhã desse sábado, último dia antes da definição das eleições municipais deste ano, Vanessa Grazziotin e seus cabos eleitorais partiram para mais um ato ilícito.

Vanessa e seus aliados foram flagrados distribuindo panfletos apócrifos (sem registro de CNPJ) pelas ruas do centro e tiveram o material apreendido. Ainda segundo o material apreendido, é de Arthur a declaração de "nem Deus me tira essa eleição".

Em uma coletiva de imprensa organizada por Arthur Neto para falar sobre o assunto, o candidato disse: "Não vou compactuar com crimes eleitorais e muito menos com criminosos seja de que monta for. Temos que fazer avançar a consciencia para banir esses meliantes do poder".

Sobre o debate da TV Amazonas

Eu não tenho como comentar o debate por que a minha casa ficou sem luz elétrica aos 15 minutos do debate e apesar das minhas ligações desesperadas para a concessionária da energia a bendita só veio retornar agora pela manhã. Por isso, o que me resta é publicar a visão dos outros:


Blog da Floresta


Foi o debate das pegadinhas o da TV Amazonas que encerrou a campanha eleitoral na TV. E Vanessa, franca-atiradora nesse segundo turno das eleições, cumpriu à risca o papel que deram a ela de tentar desconstruir a candidatura de Artur e Hissa francamente calcada nos anseios populares e num sentimento muito amplo de esperança por grandes realizações por parte de Artur Neto. Na principal detocada de Vanessa, ela condenou Artur por assinar uma emenda parlamentar a Santa Casa de Misericórdia, hospital para onde vão anualmente centenas de amazonenses se tratar. Artur, como parlamentar, é um parlamentar do Brasil e não apenas do Amazonas. Da mesma forma que dele tratou de ajudar a Santa Casa, que ajuda e muitos enfermos amazonenses, destinou R$ 60 milhões para o hospital Hemoam em Manaus.

O tucano insistiu em apresentar propostas o tempo inteiro. Mas deu belas bordoadas quando Vanessa passou a defender seus agora queridinhos pastores da Assembléia de Deus, ela que é comunsita e que até não sabia de seu credo religioso exaustivamente citado nessas eleições. Artur ironizou: "Eu aplaudo seu recente arroubo religioso", destacou Artur, que colocou também a comunista em xeque quando demonstrou que o PCdoB, partido de Vanessa votou contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, hoje um norteador de gastos na administração pública. E incrível. Vanessa que se apoiou numa das mais clamorosas tentativas de fraude no primeiro turno - a pesqusia do Ibope em que ela aparecia empatada em 29% x 29%, agora ela é contra as pesquisas eleitorais. Pesquisas, aliás, que conferem um resultado próximo de 80% x 20%, o que será com certeza o mais humilhante escore eleitoral que se tem conhecimento na história do Amazonas. O debate foi corrido, intenso e muito rápido. Mas n!ao vai infliuenciar absolutamente em nada o resultado que já foi definido há bastante tempo por todos os que eleitores de Manaus.

Portal do Holanda


Um debate morno marcou o último encontro direto entre os candidatos Vanessa Grazziotin e Artur Neto, nesta sexta-feira, na TV Amazonas. Vanessa insistiu na provocação de que Artur havia dito que derrotaria a Assembleia de Deus, enquanto o tucano ignorava a candidata e falava de propostas.

A chuva , que caiu logo após as 22h30m, afastou cabos eleitorais que acompanharam os dois candidatos e que assistiam ao debate em um telão na parte externa da emissora de tv.

Artur saiu do debate otimista com o seu desempenho e com o resultado das últimas pesquisas que o colocam na frente de Vanessa com 30 a 40 pontos, e revelou que acredita numa vitória história no próximo domingo. Já Vanessa, que se converteu ao cristianismo, disse que acredita que será a vencedora. Outro comunista que acompanhava a senadora, disse que milagres acontecem, "é só acreditar neles".

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Pesquisa IBOPE diz que Arthur tem 68% das intenções de votos


Segundo pesquisa divulgada na tarde de hoje (26), o candidato Artur Neto (PSDB) tem 68 por cento dos votos válidos e Vanessa Grazziotin (PCdoB) 32%. A pesquisa foi realizada pelo Ibope e divulgada pela Tv Amazonas. A pesquisa foi feita entre os dias 24 e 26 e está registrada no TRE sob o número AM-00063/2012. 

Os votos válidos são considerados depois de excluídos os nulos, brancos e indecisos. O Ibope ouviu os 805 eleitores e aponta que a margem de erro da pesquisa é de 3%.

A pesquisa foi a única realizada após o debate ocorrido na terça-feira (23), e apesar do IBOPE ter errado feio na previsão do primeiro turno, pode indicar que o mau desempenho no debate da Tv Acrítica somado ao comício da presidente Dilma na terça, em apoia à Vanessa, podem ter diminuído ligeiramente a vantagem de Arthur, para em torno de 30% dos votos válidos.

Senador Eduardo Braga, líder de Dilma, admite derrota e tenta diminuir vitória de Arthur Neto


Do Blog do Josias


Há 9.999 maneiras de perder uma eleição. Só há uma de vencer: obtendo mais votos do que o adversário. Em Manaus, as pesquisas indicam que o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB) deve seduzir mais eleitores do que sua antagonista, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).

Líder de Dilma Rousseff no Senado, ex-governador do Amazonas e um dos principais apoiadores de Vanessa, Eduardo Braga (PMDB-AM) já contempla a hipótese de amargar um infortúnio. Confirmando-se o revés, terá trabalho para selecionar entre os 9.999 erros quais os que vão servir de justificativa.

Popularíssimos em Manaus, Lula e Dilma pisaram o palanque de Vanessa. Para Eduardo, a eventual derrota da candidata não tisnará o prestígio da dupla. “Nada a ver”, diz ele. “Pode fazer qualquer pesquisa em Manaus, qualquer consulta pública. Isso não existe.”

Na busca por explicações, Braga percorre um caminho tortuoso: “O que aconteceu aqui foi uma outra coisa. Tem a ver com traição, com um monte de coisa. Traição é uma série de conjunturas que estão envolvendo essa campanha. Tem que entender as forças ocultas que estão nesse processo, quem financiou quem.”

À sua maneira, Braga enxerga méritos em Virgílio, seu principal rival na política amazonense: “Enfim, se ela perder, é mérito do adversário, que conseguiu, em seis meses, sair de uma condição inviável até para candidato a vereador para ser prefeito da cidade de Manaus pela segunda vez, depois de ter feito uma administração desastrosa.”

Supondo-se que as premissas de Braga estejam corretas, Lula e Dilma terão se associado a um fracasso retumbante. Serão protagonistas de um enredo inacreditável, cujo epílogo será o triunfo de um ex-prefeito ruinoso, que há seis meses não se elegeria nem para uma cadeira de vereador.

Braga acha que o eventual êxito do ex-improvável terá efeito “zero” na cena nacional. “O que adianta o PSDB fazer o prefeito de Manaus e o Serra perder São Paulo? Compare a Prefeitura de São Paulo com a de Manaus. Essa eleição aqui é um fato isolado, da nossa provincial. […] É o jogo do poder local.”

Braga dá de ombros para a pregação do presidenciável tucano Aécio Neves segundo a qual o PSDB recuperou terreno nas regiões Nordeste e Norte. “Tentar extrapolar e dar a isso uma importância nacional é dar ao Artur e ao PSDB do Amazonas uma força que eles não têm.”

Nesse ponto, Braga verbaliza uma meia-verdade. É óbvio que Manaus não é São Paulo. Pode não ter influência decisiva no resultado de 2014. Mas se o efeito fosse nulo, Dilma e Lula não teriam jogado o prestígio na seara nebulosa da capital amazonense.

Novo blog relacionado: Blog do Pedro Lima

Mais um blog para a lista do Megafone Manaus, o endereço é o http://pedrosln.blogspot.com.br/. Nesse blog o meu amigo Pedro fala sobre vários assuntos, um deles e o meu preferido é sobre cristianismo e a apologética cristã, Vale a pena conferir!


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

(URGENTE) Vanessa tem carro apreendido e quase é presa

Do Blog da Floresta há alguns instantes


A Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral (CFPE) acabou de apreender um veículo, modelo Siena, placa JXS 6599 entregando “jornal” que possui fotos de fiscais da CFPE do TRE-AM e difamações ao candidato Artur Neto, fazendo propaganda irregular com o microfoneem frente a fábrica LG, no Distrito Industrial, a candidata Vanessa Grazziotin e um coordenador estavam no local e quase foram detidos por conta das imagens dos fiscais contidas nos jornais distribuídos. O carro não tinha autorização da SEMMAS para atuar como trio elétrico, a Comissão foi até o local por meio de denúncias, estavam presentes na operação a Comissão de Fiscalização com 2 carros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) e a ROCAM. O carro está no nome de Iana Abreu e tinha como motorista um homem identificado como André Pinheiro, o carro está no Tribunal neste momento //Sara Matos.


Vanessa paga apenas 300 reais de salário para cabos eleitorais


Faltando três dias do fim das eleições o número de cabos eleitorais da candidata Vanessa Grazziotin (PCdoB) é cada vez menor. Segundo membros ligados ao comitê de campanha do PCdoB, os cabos eleitorais de Vanessa não estão comparecendo à reta final de campanha por temerem um calote que acontecerá em consequência da derrota de Vanessa nas urnas.

Uma funcionária da campanha de Vanessa que não quis ter seu nome revelado relatou que desde o começo da campanha o pagamento tem sido irregular. Segundo M.G.S, de 58 anos, que mora no bairro do Jorge Teixeira, os cabos eleitorais receberam apenas 300 reais por mês para trabalhar durante a campanha no horário que vai de 6 da manhã, quando a vã da candidata vem buscá-la até, e vai até 6 da tarde. Ainda segundo a funcionária, que trabalha no comitê de Vanessa na Zona Leste, Os funcionários estão tendo que levar bonés de casa pois estes não são fornecidos pela coordenação de campanha, a alimentação é outra reclamação.

Ainda segundo outro funcionário de campanha que atende pelo nome R.S.S. Coordenadores da campanha prometeram uma bonificação de 100 reais para quem quiser trabalhar no dia 28 no transporte de eleitores e na compra de votos, dinheiro que seria pago após as 18 horas.

As denúncias já foram encaminhadas ao TRE-AM, que informou que tomará providências

Resta 1


Comício de Arthur Neto e Aécio Neves em Manaus atraiu 3 vezes mais público do que comício Vanessa Grazziotin e Dilma Roussef


Na noite de ontem (24), foi realizado em Manaus o último comício da campanha do ex-senador Arthur Neto, candidato do PSDB à prefeitura de Manaus. O comício do tucano contou com a presença da liderança nacional do PSDB Aécio Neves, que é senador pelo estado de Minas Gerais e um dos mais cotados para a disputa presidencial de 2014. Outros políticos de destaque que estiveram presentes foram o deputado federal Romário (PSB), o deputado federal e presidente nacional do PSDB Sérgio Guerra, e o ex-prefeito de Manaus Serafim Corrêa.

Segundo matéria do Jornal Acrítica, principal jornal impresso de Manaus, o comício reuniu cerca de 30 mil pessoas, o triplo do que reuniu o comício de Vanessa Grazziotin, adversária de Arthur, com a participação da Presidente Dilma na segunda-feira (22) e mesma quantidade de público que o comício de Lula e Vanessa, ainda no primeiro turno.

O comício foi encarado por muitos como o início da corrida para a presidência do Brasil em 2014, e pelo menos ao que parece, iniciou-se com vantagem para o PSDB num dos principais redutos de voto dos petistas, já que Dilma obteve no Amazonas mais de 70% dos votos em 2010, quantidade parecida a de Lula em 2006, nas duas oportunidades o PT derrotou o PSDB nacionalmente.

Vale lembrar também, que o candidato tucano Arthur Neto, segundo as últimas pesquisas eleitorais, deve ter em torno de 70% dos votos válidos no dia 28, se tornando prefeito da principal capital do norte do país, e que promete ser um importante aliado de Aécio daqui a 2 anos.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Vanessa erra a idade de Manaus em seu twitter (de novo)


O print foi retirado há poucos minutos no perfil oficial de campanha de Vanessa Graziotin, no twit, a candidata parebeniza Manaus pelos seus 334 anos, quando na verdade Manaus está completando 343 anos de idade. É a segunda vez que Vanessa erra a idade da cidade de Manaus, a primeira vez foi no debate de ontem na TV Acrítica quando a candidata disse que Manaus tinha 433 anos.

Vanessa empata com Arthur em um debate repleto de gafes, saiba tudo o que aconteceu

Na noite do dia 23 de Outubro aconteceu o segundo debate do segundo turno das eleições de Manaus entre os candidatos Arthur Neto, do PSDB, e Vanessa Grazziotin, do PCdoB. O debate foi bem morno mas com alguns momentos de tensão entre os dois candidatos, poucas propostas e muitas críticas.


Primeiro Bloco começou morno


No primeiro bloco do debate Arthur e Vanessa responderam perguntas feitas pela mediadora do debate. Vanessa respondeu a primeira pergunta que foi sobre moradia, criticou a prefeitura e falou que vai buscar ajuda do governo federal, aliás, foram várias as citações de Vanessa sobre o governo federal em todo o debate. Arthur replicou na mesma linha, e na tréplica Vanessa parabenizou Manaus pelo aniversário de 433 anos, na verdade Manaus faz 343 anos.

Na segunda pergunta Arthur respondeu sobre água, e ambos apresentaram propostas parecidas. Na terceira pergunta Vanessa respondeu sobre Finanças, e criticou a proposta de Arthur de reduzir a quantidade de servidores, disse que vai aumentar os gastos e manter os RDA's, enquanto Arthur disse que manterá os RDA's e diminuirá os gastos da prefeitura. Na última pergunta do bloco Arthur respondeu sobre mototaxistas, criticou os irregulares e disse que sentará para definir uma licitação e um número de permissionários, enquanto Vanessa disse que aumentará o número de mototaxistas para 6 mil e ampliará a zona de atuação dos permissionários para toda Manaus.

Segundo e terceiro Blocos com gafes de ambos os candidatos


Vanessa iniciou perguntando a Arthur o que faria para resolver o problema do transporte coletivo em Manaus e Arthur responde dizendo que fará pequenas intervenções no trânsito como semáforos inteligentes. Vanessa por sua vez se imitou a dizer que tiraria o controle do transporte coletivo das mãos do SINETRAM.

Em seguida Arthur perguntou a candidata sobre as prioridades de trabalhos nos primeiros 100 dias de governo. Ela disse que daria para resolver o problema da água, transporte coletivo, revitalização do centro, limpeza pública, locação para camelôs. “A senhora está muito otimista! Eu vou resolver a distribuição da água em quatro anos. Tenho preocupação com promessas exageradas, temos que ter propostas realistas por isto eu vou priorizar o lixo, a buraqueira das ruas, fazer as caneletas exclusivas para os ônibus e fiscalizar os serviços de saúde, educação, a cidade vai sentir a presença da prefeitura”, rebateu Artur.

A descentralização da Prefeitura foi outra pergunta da candidata adversária que disse nunca ter ouvido qualquer proposta de Artur. “Eu falei antes de qualquer um das unidades gestoras com orçamento próprio que significa a descentralização. As unidades estarão em cada zona da cidade resolvendo pequenos problemas de reparo de escolas, postos de saúde, entre outros gerando mais agilidade. Os cargos comissionados são exagerados por conta do aparelhamento político haverá realocação de funcionários e contratação de técnicos”, explicou Artur.

Artur questionou sobre o Plano Diretor de Manaus a candidata que afirmou que este tinha muitas falhas. Ele defendeu a posição de consultar a população envolvendo trabalhadores, empresários, a sociedade geral para elaboração de propostas reais sem dar ênfase às velhas assembleias que, segundo ele, vira “um samba de uma nota só”. A consulta via internet seria mais ágil e prático aproximando o governo da população. “Os projetos de prédios de 36 andares que só interessam a especuladores e outros afins não vão ter vez”, avisou Artur. Em seguida Vanessa defendeu a criação de novos bairros.

Em seguida Vanessa repetiu uma pergunta feita a Arthur no primeiro debate do segundo turno. A candidata questionou Arthur sobre 5 obras feitas para Manaus quando este era ministro de FHC. Arthur citou várias obras, mas obras feitas enquanto senador e não como ministro, na réplica Vanessa disse que Arthur e FHC prejudicaram o Amazonas, e Arthur rebateu defendendo FHC e o plano real e criticando PT e PCdoB na era FHC.

Arthur perguntou para Vanessa quais seriam suas atitudes para resolver a crise do lixo, e depois que Vanessa fez mais uma pergunta ligada aos governos de FHC e Lula, ressucitando questões como o gasoduto Coari-Manaus, Artur definiu: “Vamos falar de Manaus. Sobre Manaus. A pergunta que a população vai responder é ‘você quer ela ou eu para dirigir a cidade?”.

Vanessa perguntou para Arthur sobre suas propostas para segurança e citou o Programa Nacional de Segurança Pública, que Arthur respondeu dizendo que aderirá integralmente. Em seguida Arthur disse que recuperará traficantes (?), ao mesmo tempo em que tentou esclarecer a sua declaração em que afirmou que "derrotará a Assembleia de Deus". Segundo Arthur, ele quiz dizer que derrotará Vanessa dentro da igreja, e chamou os líderes da igreja de "caciques".

Vanessa aproveitou a falha de Arthur e expôs suas propostas para a segurança e criticou Arthur, na tréplica Arthur se defendeu criticando o gasoduto Coari-Manaus, e não falou de proposta alguma para a segurança pública.

No terceiro bloco Arthur elogiou Vanessa várias vezes, por sua vez Vanessa chamou Arthur de "prefeito". Arthur perguntou sobre propostas de Vanessa para o Meio Ambiente, e Vanessa trocou a sua resposta por críticas a Arthur, disse que tem aliança com o governo federal e estadual, mas não disse que tem aliança com o povo. Na tréplica Arthur se defendeu e também não propôs nada.

Na última pergunta do bloco Vanessa perguntou a Arthur sobre creches. Arthur aproveitou para responder a pergunta anterior, e propôs a "escola da mulher", enquanto Vanessa se limitou a defender o governo federal e criticar a prefeitura.

Quarto Bloco revelou que candidatos não estão preparados


No quarto bloco os candidatos responderam perguntas de jornalistas da Tv Acrítica

Arthur respondeu a primeira pergunta que foi sobre o salário dos professores e dos médicos, quando seria aumento, e em quanto, já que o candidato disse que reduziria os gastos da prefeitura. Arthur não respondeu com clareza, disse que vai sentar com as categorias para definir um salário que atenda as necessidades, disse também, que não sabe em quanto vai aumentar e quando porque não conhece a situação das contas da prefeitura e só vai saber quando chegar lá, se chegar lá.

Vanessa foi questionada sobre sua parceria com o PT, e a relação deste com o mensalão. Vanessa tergiversou, em uma só frase disse que não tem nada a ver com o mensalão e passou o resto do tempo elogiando Lula e Dilma. Vanessa ignorou o julgamento do mensalão, ignorou que o PT seja um partido que teve mais de 20 indiciados no esquema, ignorou que o seu partido permaneça fiel escudeiro do PT, simplesmente disse que não tem nada a ver.

Arthur foi questionado sobre os constantes ataque do PSDB paulista à Zona Franca de Manaus. Arthur se defendeu dizendo que rompeu com o PSDB paulista, criticou Alckimin e disse que quando foi líder do PSDB no senado sempre defendeu a Zona Franca.

Por fim Vanessa foi questionada por ter sido da base de Arthur quando este era prefeito. Vanessa disse que se posicionou contra o "massacres dos camelôs" e contra demissões promovidas por Arthur e que inclusive foi agredida por policiais.

Nota dos candidatos

Arthur Neto - 5,0
Eu já havia advertido bem antes do início do debate sobre a possibilidade de derrota de Arthur. Arthur cometeu as mesmas falhas do último debate, lento, não conhecendo com profundidade as próprias propostas, o candidato não respondeu a pergunta de Vanessa sobre suas realizações como ministro e se confundiu na hora de responder sobre suas propostas a respeito de segurança pública. Arthur tentou explicar a crítica contra a igreja Assembleia de Deus, mas pela defesa que fez seria melhor que não tivesse falado nada. Arthur propôs pouco e com pouca profundidade, no pouco que se defendeu de Vanessa foi bem, tentou manter o debate nos trilhos mas falhou.

Vanessa Grazziotin - 5,0
Também repetiu os mesmos erros do debate anterior, perdeu boa parte do segundo e terceiro bloco criticando Arthur e por isso deixou passar a chance de aprofundar suas propostas. Vanessa propôs mais que Arthur mas também sem profundidade, errou a quantidade de servidores que a prefeitura possui, e também a idade de Manaus, além de chamar Arthur de "prefeito", numa clara demonstração de que não suporta a pressão de um debate. A candidata citou em grande parte das suas respostas o governo federal, o que fez com que parecesse que não tinha propostas próprias. Por fim ignorou o mensalão e defendeu o PT, Lula e Dilma, atestando o seu compromisso com o PT e o descompromisso com a justiça.

Pesquisa CBN diz que Arthur tem 75% dos votos válidos

Pesquisa CBN Manaus com 932 eleitores indica que se a eleição fosse hoje o candidato Artur Neto venceria Vanessa Grazziotin com 75,29% dos votos válidos. Vanessa teria apenas 24,71%. A pesquisa está registrada no TRE sob o número AM 00057/2012.



No total dos votos Arthur possui 69,96% contra 22,96% de Vanessa. A pesquisa também registra 4,61% de votos nulos/brancos, e 2,47% de indecisos. 

A pesquisa foi realizada após o debate da TV Rio Negro/Bandeirantes, e pode refletir o bom desempenho de Arthur no debate e a insatisfação do público com os rumos da campanha da candidata comunista, que assumiu uma postura muito mais agressiva nesse segundo turno.

A pesquisa é um balde de água fria na campanha de Vanessa que caiu 7 pontos em relação a última pesquisa, onde registrava 29% das intenções de voto.

A única região onde Vanessa supera os 30% das intenções é na Zona Oeste, onde chaga a 36,22% dos votos válidos contra 63,78% de Arthur. É também na zona Oeste que está presente a maior quantidade de eleitores indecisos, 6,34%. Em quantidade de votos nulos a zona Centro-Sul é a que registra um número mais expressivo: 7,23%.

Entre jovens de 16 e 17 anos Vanessa também registra um desempenho melhor, 33,87% dos votos válidos contra 66,13% de Arthur. Vanessa também registra um desempenho melhor entre pessoas que ganham menos de uma salário mínimo, 34,52% dos votos contra 65,48% de Arthur Neto.

O que está por trás dos ataques a Renê Terra Nova


Os que me conhecem sabem que eu não me nego a criticar erros de lideranças de qualquer esfera política, ou social, que gosto de defender a saúde da sociedade e luto por uma política cada vez melhor e cada vez mais democrática. O que me leva a escrever este artigo é tão somente o que considero críticas exageradas, motivadas por interesses obscuros, ou mesmo inveja do líder de uma das maiores igrejas evangélicas do Amazonas e uma das que mais tem influencia política, o líder da igreja Ministério Internacional da Restauração - MIR, Renê Terra Nova, mas eu explico.

Em primeiro lugar vivemos em um país democrático, o que significa que todos os cidadão são livres para decidir, obedecer ou seguir quem quiser, expressar sua opinião quando e da forma que quiser, sem que essa opinião siga necessariamente uma linha de pensamento comum. Viver numa democracia significa que você, independente da posição que ocupe, tem liberdade para assumir o posicionamento político que desejar desde que este não fira os princípios democráticos que regem a nação. 

A escolha de Renê Terra Nova, líder da Restauração, em apoiar Vanessa Grazziotin não me obriga a votar em Vanessa Grazziotin, mesmo sendo da restauração, estou respaldado em leis que regimentam o país, mesmas leis que regem Renê. Essas leis, as leis constitucionais que regem todo cidadão de forma igualitária dizem que se eu posso me expressar politicamente, nada impede que Renê Terra Nova se expresse politicamente, se isso é verdade então por que esse "frisson" na opinião pública cada vez que ele se manifesta? Ainda que de forma equivocada é um direito e um dever do cidadão votar, e Renê tem todo o direito de defender seu voto.

O fato é que Renê Terra Nova é um homem de influência política desejada, e se posicionando ao lado de "A" ou de "B" é capaz de influenciar muitos votos. A queda de Renê simboliza o surgimento de uma vaga ao lado de poderosos, e quem não gostaria de estar junto aos principais figurões da política de nosso estado? Por trás de muitas dessas críticas existe a vontade mesquinha de deter o poder, sabendo que o poder de influência de Renê e de evangélicos é tão grande que incomoda caciques.

Em segundo lugar, vivemos em um país que tem liberdade religiosa, que não tem relação obrigatória nenhuma com política, ou seja, eu sou lívre para escolher minha religião, e não necessariamente isso influenciará na minha decisão política, e nem minha decisão política influenciará na minha religião, afinal, uma liberdade não interfere na outra, e seria um equívoco dizer que "por que sou evangélico de congregação XXX voto em fulano ou em beltrano", mesmo para um cristão as leis máximas que regulamentam sua religião estão escritas em um livro chamado pelos brasileiros de Bíblia Sagrada, e que até onde eu saiba não possui o nome de Arthur Neto e nem o de Vanessa Grazziotin, então, biblicamente, não está errado votar em um ou em outro, cada cidadão deve fazer a sua avaliação e votar em acordo com sua consciência.

Em terceiro lugar, ainda do ponto de vista religioso, minhas alianças políticas não me descredibilizam na minha vida espiritual, quer um exemplo? A partir do Versículo 37, do capítulo 41 do primeiro livro da bíblia, o livro de Gênesis, a bíblia revela que José agradou o faraó que governava o Egito, e foi posto por esse como governador das terras do Egito, um cargo de confiança, que colocava José, um ex-escravo israelita, estrangeiro nas terras do Egito, como segundo em termos de poder em todo o império egípcio.

Línguas como as de hoje exclamariam: "que absurdo!", ou então apontariam o dedo para José dizendo "Que horror! Um homem de Deus fazendo aliança com um Faraó!". A bíblia não relata em nenhum momento que Faraó deixou de servir aos inúmeros deuses egípcios, e nem que deixou de existir a escravidão na terra egípcia, algo que aos olhos dos críticos de hoje seria inaceitável, posso imaginar as atrocidades com que acusariam José, de "vendido" para cima.

Mas José não deixou-se abater por isso, foi em frente e acabou livrando toda a terra do Egito de 7 anos de uma seca horrível, e em toda a terra do Egito somente José tinha alimento, graças a uma atitude que seria condenada por muitos, e que daria mais tarde a José o reconhecimento como um dos pais da fé.

Não quero aqui dizer que Vanessa e Deus tem qualquer relação, e nem que Vanessa nos salvará de uma grande seca, mas quero dizer que alianças não necessariamente retiram a unção de alguém ungido por Deus, e que seres humanos estão sujeitos a erros, pequenos ou grandes. O fato de Renê apoiar Vanessa pode ou não ser considerado um erro, mas me sinto triste ao ver pessoas que não tem visão espiritual e política criticando e ofendendo Renê pelo fato dele apoiar a candidata, ou mesmo saindo da igreja.

Discordar no campo das ideias é saudável, e a bíblia nos mostra que haviam divergências entre os apóstolos sobre questões variadas, mas ofender qualquer pessoa é errado ainda que esta pessoa seja comum, como eu ou você que está lendo essas palavras. Sou membro da Restauração e confesso que não votarei em Vanessa, mas isso não me autoriza a ofender meu líder.

Você é livre para discordar de Renê, ou de mim, mas de uma coisa você não está livre, o respeito que todos os cidadãos merecem.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Igrejas Evangélicas de Manaus estão rachadas por causa das eleições, saiba quem está com quem:


Quem acompanha o cenário político local logo percebe que há uma grande 'cisma' entre as igrejas locais, e tudo isso por culpa da polarização política entre Arthur Neto (PSDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB). Vale lembrar que os evangélicos representam cerca de 40% dos eleitores em Manaus.

Igrejas como o Ministério Internacional da Restauração, a Assembleia de Deus do Amazonas, a Igreja Universal do Reino de Deus e a Igreja Mundial declaram abertamente o seu apoio a candidatura da comunista, mas não conseguem obter a unanimidade entre os seus membros. Recentemente um dos pastores da restauração saiu do ministério por questões políticas, e nos bairros é comum ver congregações da Assembléia de Deus declarando apoio à candidatura tucana.

Do outro lado, Arthur Neto tem o apoio principalmente de igrejas batistas, como a da Cidade Nova e outras na Zona Leste como a Aliança Evangélica e a Igreja Pentecostal Evangélica, o que também não é unanimidade dentro das próprias igrejas. Em defesa de Arthur também saiu a liderança nacional Silas Malafaia, que protagonizou um vídeo criticando o comunismo e quem o apoia, dizendo que o comunismo é defensor da extinção da religião. Outras igrejas que apoiam o tucano são as Assembleia de Deus de Madureira e a Assembleia de Deus Tradicional

Quanto à igreja católica, esta permanece aparentemente neutra, mesmo tendo grande influencia sobre o PT, que tem vice na chapa de Vanessa Grazziotin, os setores ligados à igreja permanecem sem participar profundamente da campanha de Vanessa.

Arthur Neto declarou recentemente guerra à igreja Assembleia de Deus, o que pode influenciar negativamente na campanha do candidato, tendo em vista que a Igreja tem cerca de 200 mil fieis em Manaus. 

Uma singela homenagem aos 343 anos de Manaus

Do Núcleo de Cultura Política do Amazonas

SALVEM MANAUS, INCULTA E BELA


Manaus é uma bela cidade pela exuberância de suas árvores como as castanheiras, o pequiá, as mangueiras. São muitas mais porém essas me encantaram esses dias. O (a) pequiá me surpreendeu com o tamanho de uma parte de seu tronco que se encontra na Central de Artesanato Branco e Silva (calculei cerca de um metro de diâmetro ou mais). Fiquei imaginando o tamanho daquela árvore na floresta, em sua plenitude. Quem e para que a derrubaram, eis a questão. As castanheiras são símbolos de vida e resistem na cidade mesmo com o ataque desvairado sobre elas. As mangueiras remanescentes estão abarrotadas de frutos e por isso os periquitos voltaram aos bandos para as palmeiras e mangueiras dos condomínios de luxo da avenida Efigênio Sales. No final da tarde a festa é grande e o barulho dos verdinhos incomodam os delicados ouvidos das madames que certa vez colocaram redes nas árvores para impedir o farfalhar da natureza e seus seres esvoaçantes.

Manaus, tirando a natureza não fica quase nada. Fora dois shopings meia boca, uma dúzia de bares, dois “super”-mercados, alguns pontos para saborear o jaraqui, centenas de barracas nas ruas, os prédios históricos em ruínas, uma reserva do INPA, duas livrarias, alguns sebos, uma biblioteca e um mercadão fechados para reforma há alguns anos, sobram algumas árvores com os dias contados pelo avanço das construtoras que fazem moradias-poleiros talvez para os periquitos, sem direito a nenhum galhinho de árvore. Sobram também alguns igarapés poluídos e o encontro de dois rios, Negro e Solimões que, juntos, formam o maior rio do mundo, o Amazonas. O chamado Encontro das Águas, lugar de tão rara beleza que nem foi ainda tão estudado e já sofre com o avanço de ações humanas mal planejadas. Ali, rios, pedras e sedimentos de suas margens formam um verdadeiro diário do que somos e do que fomos. Através desses estudos poderemos planejar o que seremos, almejando um futuro melhor para todos.

Me chocou ver as fotos tiradas recentemente pelo Válter Calheiros que está sempre registrando os cenários e os desmandos que assolam o meio ambiente amazonense. O fotógrafo atento mostrou o descaso e a emporcalhação que costumamos fazer com nosso lindo rio, o Negro ou qualquer um que mate a nossa sede. Nas antigas pedras conhecidas como Lajes, que trazem as marcas de nossa história, nas águas e em meio aos resquícios de vegetação no mirante natural da Embratel, algum “letrado” jogou livros, documentos, cadernos, papeis em geral e outros objetos descartáveis no belo mas indefeso (será?) local. “O rio leva tudo”, costumam alegar alguns adeptos dessa prática.

Aos 343 anos, Manaus e seus moradores já deveriam estar mais equilibrados e educados. Pensando o que é melhor para a coletividade, para a natureza e não apenas o que é melhor para os governantes. Ao darmos o nosso voto a um candidato desqualificado estamos lhe dando um prêmio e pensando apenas nele, esquecendo as nossas necessidades coletivas. Se o governo for decente acontece um casamento perfeito entre a sociedade e os políticos que têm a obrigação de cumprir o seu papel de organizar a vida de todos, sem interesses escusos e pessoais. No mínimo precisamos nos brindar com um presente: o de não jogar lixo nos rios e igarapés. E claro ficar de olho nas ações dos governantes evitando os desvios dos recursos públicos que sabemos que existem mas não sabemos para onde vão.

Aos manauaras, parabéns e muito juizo no trato com a natureza que Deus nos deu. Muitos anos-luz de vida para o Encontro das Águas, as Lajes, para as castanheiras, pequiás, mangueiras, periquitos e afins. Que viva a Amazônia para o nosso próprio bem e de toda a nossa futura história.


(*) É escritora, jornalista e articulsita do NCPAM/UFAM.

Hacker derruba maior blog de notícias do Amazonas

O Blog da Floresta, maior blog de notícias de nosso estado, foi atacado por hackers na tarde de ontem, o que deixou o site fora do ar por pelo menos 12 horas.


Todas as matérias do site foram excluídas, tudo o que havia sido postado antes do apagão foi eliminado, um trabalho de dias, semanas e meses. Esse não é o primeiro ataque que o blog sofre, desde o começo das eleições já foram vários. Minha solidariedade à equipe do Blog que é uma referência para mim.
"Desde que começou o processo eleitoral, o Blog da Floresta, tem sido alvo de vários ataques, cujo mesmo tem ficado fora do ar, não se sabe o porquê desses inimigos da verdade a serviço de quem, mas o processo eleitoral está chegando ao fim, para o bem de todos republicanos e que acreditam na democracia do nosso país, construída com tantas lutas e, eu que fiz parte dessa batalha juntamente com milhares de amazonenses e brasileiros, fica aqui meu repúdio a esses nojentos e pelegos da direita baré, seus canalhas! 
Francisco Chagas de Oliveira - Pedagogo/Pós-graduado em Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas (Ufam)/Acadêmico de Direito e Assessor PMSPO"

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Dilma usa avião presidencial para vir a comício de Vanessa Grazziotin em Manaus


Pode isso? Usar veículo oficial do governo para participar de um evento que não está na agenda presidencial, e que mesmo que seja pago o combustível, ainda há gastos com os funcionários públicos que estão sendo empregados para a realização do vôo e a manutenção da aeronave nesse período. Esse gasto será devolvido aos cofres públicos?

O que esperar do debate da Record entre Arthur e Vanessa

Amanhã, dia 23 de Outubro acontecerá, na TV Acrítica, o segundo debate eleitoral desse segundo turno entre os candidatos a prefeitura de Manaus. No primeiro turno o debate foi considerado o melhor, com mais propostas e o que mais influenciou no resultado das eleições no dia 07.



Se o modelo do debate se mantiver esse debate tem tudo para ser o melhor confronto entre os 2 candidatos à prefeitura de Manaus. Ao que tudo indica, Arthur Neto deve manter a sua postura defensiva que apresentou no debate da TV Rio Negro/Bandeirantes no último dia 18, enquanto Vanessa que parte para o tudo ou nada deve apresentar uma postura ainda mais agressiva do que a apresentada no último debate.

Não se sabe o que Vanessa deve fazer para furar o bloqueio de Arthur, mas se sabe que Arthur deve manter em seu discurso a mesma linha de seu programa, e deve estar mais preparado para as críticas de Vanessa do que na última quinta.

Vanessa depende desse bom desempenho para reafirmar a sua crescente neste segundo turno, que deve levar o resultado das eleições para uma diferença menor do que 20 pontos percentuais no dia 28. Dependendo do desempenho de Arthur o resultado das eleições eleições pode ser definido a favor do candidato ainda amanhã, as últimas pesquisas apontam cerca de 5% de indecisos, o que significa que Vanessa pode diminuir a vantagem de Arthur.

Se Arthur for inteligente deverá manipular a candidata que já demonstrou que não responde bem à pressão, se Vanessa for inteligente, deverá explorar as falhas nas propostas de Arthur, que já demonstrou que não conhece as próprias propostas com profundidade, e que se atrapalha quando perguntado sobre detalhes dos seus projetos.

Arthur diz que derrotará Assembleia de Deus e acusa pastores de crimes.

Notícia do Jornal Acrítica



"Vou ganhar da Assembleia de Deus"
 
"Irritado com a ação de líderes da Assembleia de Deus na campanha da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), o líder nas pesquisas de intenção de votos para a Prefeitura de Manaus, Arthur Neto (PSDB), afirmou, ontem, que vai derrotar nas urnas aquela denominação religiosa. "A Assembleia de Deus vai levar uma lavada. Vou ganhar da Assembleia de Deus", disparou.
 
O candidato do PSDB ironizou as manifestações de fé da adversária durante a campanha e a acusou de mentir para ganhar a simpatia dos eleitores evangélicos. "Tudo o que sei dela é que ela não acredita em Deus. E não foram poucos os anos que convivi com a moça. Nem por isso a condenei", afirmou Arthur.
 
O tucano disse que permanece com as opiniões favoráveis à união homoafetiva e à discriminalização do aborto. "Ela não precisava fazer isso na forma apócrifa. Parece vontade de delinquir mesmo", disse, completando com alinetadas a dirigentes evangélicos sem citar nomes: "Os pastores da Assembleia de Deus que estão aceitando essa ilegalidade estão pecando. Não é correto pastor ter 20 CPF's, pastor ser acusado de crime de morte e de estelionato qualificado". 


A declaração foi feita ontem e publicada hoje no Jornalda Rede Calderaro, que tem tendência assumida para o lado da comunista.

É errado e de uma soberba sem tamanho declarar guerra a uma instituição religiosa por conta de decisões políticas, esse é mais um excesso de Arthur que demonstra que nesse sentido, o de colocações erradas, permanece o mesmo.

A guerra de Arthur é contra Vanessa, e caminhar pelo caminho da guerra institucional não é um bom sinal para a democracia, Arthur erra e erra feio, não podemos aceitar que Manaus passe por esse tipo de batalha religiosa. 

Vanessa não é a melhor candidata, nem de longe, mas parece que dessa vez conseguiu fazer o candidato adversário cometer uma grande falha.