sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Debate da Band é fraco mas Arthur vence

Gostei do formato do debate, o confronto foi muito favorecido, facilitando a comparação, por diversas vezes os candidatos puderem discutir e comparar suas propostas, um formato que não foi aproveitado pelos candidatos, que perderam muito tempo com críticas e baixarias, e pouco tempo com propostas úteis para Manaus.



A cada dia percebo que nenhum dos candidatos será capaz de imprimir em Manaus as mudanças profundas que Manaus precisa, embora um seja melhor do que o outro, mas bem, vamos as análises:

O debate teve 5 blocos, no primeiro os candidatos responderam a uma pergunta sobre sustentabilidade e meio ambiente, feita pela própria Band. Arthur respondeu bem, citou suas realizações e disse que pretende inserir o assunto na educação municipal. Vanessa começou criticando Amazonino e Arthur, algo que faria durante todo o debate, e propôs o Prosamim municipal.

A segunda parte do primeiro bloco foi com tema livre, Vanessa perguntou a Arthur sobre como fará para reduzir os custos da prefeitura e disse que o candidato é confuso pois promete aumentar os investimentos e ao mesmo tempo reduzir os custos. Arthur, calmamente, explicou para Vanessa a diferença entre custo e investimento, em seguida Arthur perguntou sobre propostas de Vanessa para os idosos, Vanessa disse que fará o CAIMI municipal e fazer parcerias com o Governo Federal. Arthur disse que Vanessa estaria eternamente "de pires nas mãos", mendigando apoio dos outros, Vanessa exaltou-se e cometeu uma gafe, chamou Arthur de "meu candidato".

No segundo bloco Arthur e Vanessa responderam perguntas de temas definidos pela Band, Arthur começou respondendo sobre Lixo, falou de cooperativas e do aterro sanitário, expôs conceitos mas não propostas, Vanessa comentou da mesma forma. Na segunda pergunta, sobre transporte coletivo, Vanessa se saiu melhor, propôs mais, mas na terceira, sobre turismo, ignorou as propostas e fez um longo discurso sobre Arthur e Amazonino, melhor para arthur, que propôs o "bolsa idioma", se defendeu e ainda agradeceu por Vanessa tê-lo chamado de meu candidato. Encerrando o bloco Arthur respondeu bem sobre propostas para a internet, falou que vai "internetizar" Manaus, melhorar o sinal da internet e criar um pólo digital, enquanto Vanessa nada propôs, só atacou.

No terceiro bloco as críticas de Vanessa se repetiram, as perguntas foram de tema livre, em uma pergunta sobre cultura Vanessa disse que vai priorizar artistas locais, outra gafe, já que o artista que faz sua propaganda na TV não é manauara e foi contratado por um preço altíssimo. Ao fim do terceiro bloco Vanessa fez um longo discurso sobre o episódio em que Arthur mandou os camelôs serem retirados do centro de Manaus por força policial, e desafiou Arthur a falar de 5 realizações de Arthur como Ministro de FHC, pergunta que Arthur não respondeu.

No Penúltimo bloco os candidatos responderam a perguntas de eleitores, Enquanto Arthur respondeu perguntas sobre saúde e iluminação pública, Vanessa respondeu perguntas sobre inserção de mulheres no mercado de trabalho e crianças em situação de risco. Arthur aproveitou melhor as perguntas enquanto Vanessa atacou Arthur todo o tempo.

No encerramento se repetiu o que aconteceu em todo o debate, Arthur calmo e sereno, Vanessa exaltada e criticando Arthur, Vanessa ainda chamou Arthur de "meu candidato" mais uma vez.

Notas

Arthur Neto - 7,0


Foi bem, inteligente, bem na maioria dos blocos, soube manipular Vanessa a ponto de fazê-la se atrapalhar e perder tempo de propostas, além de cometer pelo menos 3 gafes memoráveis. Lento, propôs menos do que poderia, e se esquivou de algumas acusações de Vanessa que ficaram sem resposta. Apesar disso Arthur manteve o tempo todo o controle sobre Vanessa.






Vanessa Grazziotin - 5,0

Começou bem o debate mas foi engolida por Arthur, não sei se por estratégia própria ou se por outra coisa acabou perdendo muito tempo durante o debate com críticas, poderia ter aprofundado mais suas propostas. Vanessa cometeu ao menos 3 gafes marcantes, em duas oportunidades chamou Arthur de "meu candidato", o que revela que a candidata tem dificuldade de manter o equilíbrio quando pressionada. Em termos de quantidade de propostas propôs mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente...