terça-feira, 30 de outubro de 2012

Guerra de páginas do facebook por suposta autoria da "morte" de Amazonino

Durante as eleições não faltaram críticas aos candidatos que disputaram as eleiçòes na capital baré. Nas redes sociais, sobretudo no Facebook amazonense, não faltaram os mais variados protestos contra A ou contra B, e duas páginas foram muito importantes na construção do humor "negro" municiado pelas atitudes de nossos digníssimos políticos, duas páginas de autoria anônima mas que refletiram as opiniões de muitos, são elas a Fuleragem Manaus e a Manaus da Depressão.

Os autores das páginas não são conhecidos e isso é bom pois as críticas que são feitas, mesmo representando a opinião de muitos, não representam a opinião de grupos dominantes, grupos que muitas vezes não aceitam críticas de caráter depreciativo em relação a esses mesmos grupos. 

Uma prova de que muitos "poderosos" não aceitam críticas foi a perseguição irrestrita que vários blogueiros sofreram durante o pleito deste ano. As ações incluíram ameaças, processos, grampeamento de linhas telefônicas, e mensagens anônimas com linguagem ofensiva, algumas das quais até eu, que tenho um pequeno blog de política local fui alvo.

Infelizmente um fato ocorrido no último sábado foi o estopim de uma série de "deselegâncias" entre as duas páginas, o fato foi a suposta "morte" de Amazonino, noticiada por uma página falsa de internet que criou um boato que se espalhou como água ladeira abaixo nas redes sociais e blogs, inclusive o meu.

O dono da página Manaus da Depressão, acusou o dono da Fuleram Manaus de ter sido o autor do "Hoax": 



A página do Fuleragem Manaus respondeu com o seguinte post:

"# Obrigado pela lição de Moral MD, afinal, MORAL é algo que você tem muito!

“Interessante, uma página que fala mal de pobre, discrimina paraense e o escambau, subitamente, fica moralista...” 
(Comentário do post original) 

Obrigado por expor uma conversa PRIVADA, expor a mim, meu filho de dois anos, minha família e vida pessoal a qualquer um destes ladinos com quem eu já “mexi”... Muito obrigado por pintar um alvo em minha testa.

MD, sua descrição poderia ser facilmente sintetizada desta forma: 
“- Não amiguinhos, só é engraçado aquilo que eu digo que é engraçada, qualquer coisa diferente disso não será Hipster o suficiente para levar o selo DEPRESSIVO DE QUALIDADE! ” 

Seguindo a mesma lógica empregada nas palavras deste post e no seu print (que não provam absolutamente nada) aproveito para assumir a autoria de outros fatos, que assim como o HOAX DO RIP AMAZONINO, foram massivamente noticiados por mim: 

[x] Fui eu quem tirou a Rebeca Garcia do Pleito. 
[x] Fui eu quem bateu nos camelôs. 
[x] Fui eu que gravei os comerciais do Navarro com um Nokia 7650. 
[x] Fui eu quem convidou a Vanessa para ser candidata e depois a atingi com ovos na entrada de um debate televisivo. 
[x] Foi culpa minha toda a desastrosa campanha da candidata e o mau gosto dos seus ataques, assim como todo o espírito “Christina Rocha” de seus marketeiros. 
[x] Fui eu quem deu os 18 mil votos ao Reizo e presenteei seu pai com um Helicóptero. 
[x] Fui eu que sugeri ao Jerônimo que tratasse de nossa defasada merenda escolar (“SUCUCUMBULACHA”) nos debates televisivos. 
[x] Fui eu quem deu a ideia ao Cabeção dos comerciais banidos pela justiça eleitoral. 
[x] Fui eu quem deu o bordão do “Rato que desce pelo punho da rede e rói os dedos do seu filho” ao Sabino. 
[x] Fui eu quem articulou o indecoroso apoio dos “líderes” evangélicos à Vanessa. 

Enquanto a este último caso, o do “RIP AMAZONINO”, que também foi noticiado por mim e mais duas dúzias de Páginas, Blogs e Mídias posso compartilhar esta responsabilidade com mais uma pessoa... No fundo, é tudo culpa do Negão, que não morreu de verdade para confirmar a notícia. Parafraseando, assim, Mario Quintana: A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer. 

Se houver uma réplica deste post, não haverá uma tréplica de minha parte, logo, não tentem fazer “guerrinha” e ninguém precisar ir lá para me defender. E eu não vou expor o perfil pessoal de ninguém. 

Dou por encerrado este assunto e continuo torcendo pela produção de conteúdo (moral, amoral ou imoral) baré. 

Ao Manaus da Depressão os meus sinceros votos de sucesso e felicidade, ciente que no fundo, somos dois jovens aprendendo a manejar esta poderosa “ARMA DE COMUNICAÇÃO” e suas consequências. 

Não há fenómenos morais, mas apenas uma interpretação moral de fenómenos... 
(Friedrich Nietzsche)"

Opinião


As duas páginas, mesmo que indiretamente, são muito importantes para a democracia e para a política local no sentido de levar, mesmo que de forma "esculachada", uma certa consciência política para as pessoas, e os donos das páginas precisam tomar consciência disso. 

Não vou ser aqui nenhum mentiroso e dizer que concordo com uma ou outra página, nem dar lição de moral em uma ou em outra, mas existe um verdade que não pode ser ignorada. 

Apesar de minhas preferências pessoais acredito que há sim limites para o humor, e esses limites são a saúde e a vida das pessoas. Não é engraçado matar pessoas, não é engraçado por pessoas em risco e não é engraçado por familiares das pessoas sob ameaça pelo simples prazer proporcionado por algumas risadas. 

Fiz questão de não publicar o nome dos donos das páginas, mesmo sabendo quem são, justamente por conhecer os limites que estão entre a notícia e a vida das pessoas, acho que ambas as páginas precisam saber que não são mais simples páginas pessoais entre amigos, até porque existem coisas coisas que se falam entre uma pequena roda de amigos, que não se fala em um palanque com no mínimo 15 mil ouvintes.

A partir do momento em que as páginas passam a atingir um público de 15, a 17 mil leitores em um post, ou mais, os donos não podem ser irresponsáveis e acharem que podem falar qualquer coisa que aquilo não vai ter repercussão nenhuma. São milhares de pessoas que passam a ser impactadas com o que você digita, então toda a inteligência e responsabilidade é pouco... #ficaadica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente...